Bento XVI inicia visita a Cuba

Havana - O Papa Bento XVI desembarcou no início da tarde de ontem em Santiago, segunda maior cidade cubana, iniciando uma visita oficial de três dias a um dos poucos países ainda regidos pela. A programação incluía a celebração de uma missa em homenagem ao 400º aniversário de aparição da Virgem da Caridade do Cobre, na praça central de Santiago. Nesta terça-feira, o Papa faz uma visita ao santuário da Virgem da Caridade e embarca para a capital, Havana, onde tem encontro com o presidente do Conselho de Estado e do Conselho dos Ministros da República no Palácio da Revolución de Havana, Raúl Castro. Na ilha, especula-se também um possível encontro dele com o ex-presidente cubano Fidel Castro.  À noite, o pontífice de 84 anos de idade, tem encontro com os bispos cubanos.No desembarque, Bento XVI, lembrou a visita histórica de seu antecessor, João Paulo II, em 1998, que "deixou uma marca indelével na alma dos cubanos" e destacou que a visita anterior desobstruiu os caminhos para um melhor relacionamento entre a Igreja e o Estado cubano, caracterizado por um espírito de maior colaboração e confiança entre ambos. "De fato, a sua passagem pela Ilha foi uma espécie de brisa suave de fresca aragem que deu novo vigor à Igreja em Cuba, despertando em muitas pessoas uma renovada consciência da importância da fé e encorajando a abrir os corações a Cristo, ao mesmo tempo que reacendeu a esperança e revigorou o desejo de trabalhar corajosamente por um futuro melhor.No discurso, o Papa disse ainda que a devoção à "Virgem Mambisa" sustentou a fé e encorajou a defesa e promoção de tudo o que dignifica a condição humana e dos seus direitos fundamentais; e hoje continua fazê-lo ainda com mais força, dando assim testemunho visível da fecundidade da pregação do Evangelho nestas terras e das profundas raízes cristãs que configuram a identidade mais genuína da alma cubana."Para Arturo López Levy,  professor da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, há uma diferença grande entre a Cuba visitada por João Paulo e a de agora, que recebe Bento XVI:   "Em 1998, João Paulo II conheceu uma Cuba onde a paralisia antimercado e a perpetuação ideológica da guerra fria em ambas as orlas do Estreito de Flórida, propiciaram um agregado crescente de problemas; Bento XVI chegará a uma ilha em transição onde, tanto o estado como a sociedade civil, fazem propostas para enfrentar essa crise, que dura já mais de 20 anos.MÉXICOBento XVI se despediu do México no final da manhã de ontem pedindo aos mexicanos que exerçam sua fé contra a pobreza e a violência ligada às drogas. O chefe da Igreja Católica transmitiu sua mensagem sob a sombra do monumento Cristo Rei, um dos mais importantes símbolos do cristianismo mexicano, que relembra o levante católico romano da década de 1920 contra leis que proibiram serviços religiosos públicos, como o celebrado pelo papa. O papa sobrevoou o monumento num helicóptero militar mexicano Superpuma quando se dirigia para o Parque Bicentenário, onde entrou no papamóvel em meio a uma multidão entusiasmada, estimada em 350 mil pessoas. Geralmente visto como austero e reservado, Bento XVI encantou o país que adorava seu carismático antecessor, João Paulo II, ao usar um sombreiro de abas largas, com o qual foi conduzido ao altar do ensolarado parque. Antes da cerimônia, o local estava movimentado, com as pessoas tirando fotografias com seus telefones celulares e distribuindo comida. Quando a missa começou, todos ficaram silenciosos, alguns ajoelhados, olhando para o altar e para os telões. Esperando Bento XVI

Arturo López Levy - Professor das Universidades de Denver e Colorado, especializado na política norte-americana até Cuba e América Latina

Denver (Adital) - Nesta segunda-feira,  Bento XVI chegará a Santiago de Cuba. O Papa encontrará um país em transformação, não só nas reformas econômicas impulsionadas pelo governo de b, mas também pelas mudanças sociais que a Ilha e suas Diásporas têm vivido na última década. Em 1998, João Paulo II conheceu uma Cuba onde a paralisia antimercado e a perpetuação ideológica da guerra fria em ambas as orlas do Estreito de Flórida, propiciaram um agregado crescente de problemas; Bento XVI chegará a uma ilha em transição onde, tanto o estado como a sociedade civil, fazem propostas para enfrentar essa crise, que dura já mais de 20anos. Um consenso nacional advoga por avançar para padrões internacionais de direitos humanos e uma economia mista.

Neste contexto a visita papal contribui à agenda do governo cubano em três níveis: a) consolida o diálogo institucional entre a administração de Raúl Castro e a Igreja Católica, criando incentivos para que esta última participe de forma ordenada na renovação do sistema vigente, b) contribui para criar um ambiente internacional favorável aos projetos deabertura e reforma ainda sem abandonar o regime de apenas um partido e c) reforça a imagem de um país em transição frente ao qual se elevam os custos da rígida posição norte-americana de isolamento contra a Ilha.

Um elemento central da adaptação estratégica da Igreja Católica para a defesa das liberdades religiosas, dentro do sistema pós-revolucionário tem sido a sequência na recuperação de espaços sociais. Diferente à oposição política radical que, através de atos dramáticos (como as recentes ocupações de paróquias pelo quase desconhecido Partido Republicano de Cuba, apoiadas desde Washington pelo cubano-americano de direita Mauricio Claver-Carone para "aguar a festa do Cardeal Ortega"), reivindica a aceitação de um pluralismo mal organizado sem relevância popular, a Igreja recupera gradualmente espaços sociais, e depois, negocia o reconhecimento dos mesmos. O Episcopado cubano reivindicou o direito a peregrinar da Virgen de la Caridad pelos povos de Cuba depois que a presença de fiéis transbordava as paróquias, não antes.

A Igreja quer expandir sua presença social, de um nacionalismo leal, no qual seus valores, interesses e ideais são reconhecidos como legítimos, ainda que sejam diferentes dos postulados pelo Partido Comunista no governo. Nesse sentido, desde a visita do papa João Paulo II em 1998, a Igreja tem expandido seu papel na assistência social, no combate à pobreza e desamparo, e na formação das novas gerações.

Sua extensa rede tem contribuído na ampliação das liberdades religiosas,de reunião e expressão na Ilha. Desde a ascensão ao poder de Raúl Castro, com seu novo estilo de governo, a Igreja também tem dado voz às propostas de reformas e aberturas graduais. Um importante questionamentoé se além do novo Seminário católico, o governo reconhecerá oficialmente novos centros de formação e elaboração de pensamento social-cristão, como é o caso do Centro Cultural Padre Félix Varela, permitindo-lhes desenvolver sua tarefa em condições de normalidade.

Nas propostas que circulam na "esfera pública" da Ilha é possível rastrear um arco ideológico diverso. As comunidades religiosas advogam por um diálogo inclusivo com movimentos de reivindicação feminina, ambientalista, de defesa dos consumidores, e dos setores afrodescendentes. O gerenciamento eficaz desta pluralidade, no presente,está diretamente conectado com a capacidade de garantir a governabilidade futura em Cuba. É por isso que facilitar o diálogo e a civilidade ente cubanos de posturas políticas diversas constitui um eixocentral de diferentes atores nacionais, incluídas as comunidades de fé.

A visita papal deve consolidar o papel social das comunidades religiosascomo participantes ativos na gestão de um novo modelo econômico-social cubano. A expansão do gerenciamento das comunidades religiosas não se limitará à Igreja Católica, pois as portas abertas pela mesma serão usadas pelos outros grupos de fé. A preparação desse novo modelo deve resultar em um trânsito para um sistema político mais pluralista e uma economia com maior participação do mercado sem perder o importante setorde benefício social na educação e saúde, desenvolvido nas últimas décadas.

O diálogo do presidente Raúl Castro com a Igreja Católica em seu mais alto nível, através do Sumo Pontífice, e o Cardeal Ortega elevará o perfil dos Bispos como interlocutores legítimos dentro do sistema político cubano. Tal passo tem consequências no interior do Partido Comunista, onde existem setores que mantêm suspeitas contra qualquer tipo de pluralismo não comunista, inclusive para organizações como a Igreja Católica, com posturas de clara rejeição às tentativas intervencionistas associadas à política norte-americana derivada da Lei Helms-Burton.

Outro passo simbólico bem-vindo será a proclamação do padre Félix Varelana condição de "venerável", pois com este gesto se eleva o independentismo fundacional e o enfoque gradual-reconciliador a opção preferida da Igreja cubana na véspera do 160º aniversário de sua morte em 2013.

É outro sinal que expressa as potencialidades de uma narrativa históricanacionalista, não isenta de desafios e limites, promovida de modo não partidário, pela organização maior e importante da sociedade civil cubana. Esta visita a Cuba do Bispo de Roma, diferente do ocorrido em 1998 com o Papa Wojtyla, contou com o apoio entusiasta do Bispo de MiamiThomas Wenski e vários bispos cubano-americanos como Felipe Estévez de St. Augustine, onde faleceu o Padre Varela em 1853. A presença de cubanos emigrados na ilha a propósito da visita papal e o ano jubileu de2012, acelerarão as aberturas que têm lugar de modo gradual dentro da sociedade cubana, nas relações entre Cuba e sua Diáspora e no lucro de um ambiente internacional mais favorável aos processos de mudança em Cuba.

Em concordância com sua doutrina social, a Igreja cubana é um nó articulador entre setores cubanos nacionalistas e partidários da justiçae a equidade na ilha e a diáspora, no governo e fora do mesmo. A normalização de espaços de pensamento da Igreja Católica, para expressarum nacionalismo responsável, de oposição leal ou apoio condicionado, favorece a expansão gradual do pluralismo já existente. Tal postura contém uma implícita rejeição às propostas radicais de estadismo totalitário e capitalismo neoliberal. A visita de Bento XVI contribuirá para que a Igreja avance em seu gerenciamento de reconciliação, a favor do desenvolvimento, da abertura gradual e da moderação.

[Artigo escrito com Lenier González, vice-editor da revista Espacio Laical do Conselho de Laicos da Arquidiocese de la Habana. Se graduou em Comunicação Social na Universidade de La Habana.Fuente y traducción: Infolatam - http://www.infolatam.com.br]

Comentários