Coreia do Sul anuncia embargo à carne bovina brasileira

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (18) que a Coreia do Sul incluiu o Brasil na lista de países com risco para a doença da vaca louca. Isso significa a suspensão das importações daquele país de carne bovina brasileira.
Com a decisão da Coreia do Sul, são seis os países que anunciaram o embargo à carne bovina brasileira. Além dos sul-coreanos, também já haviam anunciado o embargo a China, Japão, África do Sul, Arábia Saudita e Egito.
O bloqueio por parte do Egito, terceiro maior comprador da carne brasileira, refere-se apenas à produção do Paraná, onde em dezembro de 2010 foi registrado caso de vaca louca, anunciado há duas semanas pelo governo brasileiro. Segundo o ministério, as vendas para a Coreia do Sul foram praticamente irrisórias em 2012. De janeiro a outubro, foram exportadas para o país 15 toneladas, que somaram US$ 48,4 mil.O governo brasileiro informou que enviará missões oficiais aos países que comunicaram restrições ao produto e que está intensificando os contatos com os maiores importadores para esclarecer o caso não-classsico de EEB.

Comentários