Operação Verão vai fiscalizar embarcações no litoral de PE



A Marinha do Brasil vai reforçar a fiscalização sobre quem dirige barcos, iates e motos aquáticas. Neste fim de semana, começa a "Operação Verão" em todos os 187 quilômetros do litoral de Pernambuco e também no arquipélago de Fernando de Noronha.
O principal objetivo da ação é garantir a segurança aquática. Serão verificados a habilitação dos condutores, os documentos dos veículos, coletes, boias, idade do motorista e equipamentos de segurança.
De acordo com o capitão dos Portos em Pernambuco, Ricardo Padilha, esse é um dos pontos mais importantes de fiscalização. "Uma das orientações básicas é o uso de colete salva-vidas. O colete é uma peça fundamental em todas as questões envolvendo a moto aquática. Muitas mortes ocorrem por causa da falta do colete", explica.
No caso das embarcações menores, como os botes, a dica é mais séria. "Não pode exceder o número de pessoas, que é de seis além do motorista. Mas se o mar estiver agitado, a embarcação nem é recomendável", afirma o capitão.
Toda a operação serve para orietar e educar os usuários e proprietários deste tipo de transporte de lazer. No entanto, se necessário, a Marinha do Brasil vai apreender e multar embarcações irregulares: as penas variam de R$ 40 a R$ 3.200. Cem militares da marinha estão envolvidos na fiscalização, que segue até o dia 17 de março de 2013.

Comentários