Governo anuncia a produção nacional de insulina humana


O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (23) a produção nacional de insulina humana.
O hormônio, usado pelos diabéticos, é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e vai ser fabricado no país por meio de uma parceria público-privada (PPP).
Um laboratório ligado à Fiocruz, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), se unirá ao laboratório ucraniano Indar, informou o "Bom Dia Brasil".
Em 2010, estimava-se em cerca de 1 milhão os diabéticos no Brasil que dependiam de insulina, segundo informações da Fiocruz. Uma pessoa recebe o diagnóstico da doença a cada 2 minutos e 18 segundos no país, diz o instituto. A previsão é de que, em 2030, haja uma população de 11,3 milhões de brasileiros com um dos tipos do diabetes.
A medida anunciada contribuirá para a ampliação da assistência a 7,6 milhões de diabéticos, dos quais 900 mil dependem exclusivamente do SUS. Segundo o ministério, em 2016, após um processo de tranferência de tecnologia, o país estará preparado para a fabricação em escala industrial do medicamento.
O governo estima que a parceria entre a Fiocruz e o laboratório Indar resulte em uma economia de R$ 800 milhões para os cofres brasileiros, considerando também a diminuição no preço dos insumos.
“Queremos reduzir a vulnerabilidade do país no mercado internacional de medicamentos, incentivar a produção nacional de ciência e tecnologia e fortalecer a indústria farmacêutica brasileira”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em nota.

Comentários