Tumultos marcam passagem de blogueira cubana pelo Congresso

A blogueira cubana Yoani Sánchez chega a Brasília para participar de reunião no Congresso Nacional. Na chegada, ela se disse feliz e minimizou os protestos de alguns grupos, que a acusam de trair a pátria cubana e o ideal socialista. (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)
Uma das principais vozes de oposição ao regime cubano, a blogueira Yoani Sánchez teve uma passagem tumultuada nesta quarta-feira (20) pelo Congresso Nacional. Ao longo das cerca de três horas em que esteve na casa legislativa, houve empurra-empurra, discussões acaloradas entre parlamentares e até mesmo uma confusão envolvendo um deputado e manifestantes que protestavam contra a visita da jornalista de Cuba.
Em um giro pelo país para divulgar o documentário brasileiro “Conexão Cuba-Honduras”, do qual é uma das entrevistadas, Yoani aceitou um convite do deputado Octávio Leite (PSDB-RJ) para ir ao Congresso relatar a situação do país caribenho que vive sob uma ditadura há mais de cinco décadas. Os parlamentares da oposição aproveitaram a oportunidade para se contrapor ao governo da presidente Dilma Rousseff. Líderes oposicionistas se revezaram nos microfones da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para manifestar apoio à blogueira cubana e criticar o regime dos irmãos Fidel e Raúl Castro e a gestão do PT na Presidência da República.
Cotado para disputar o comando do Palácio do Planalto pelo PSDB em 2014, o senador Aécio Neves (MG) foi um dos parlamentares que foram ao plenário da CCJ prestigiar a dona do blog “Gerácion Y”. Sorridente, Aécio cumprimentou a jornalista e ficou próximo à mesa principal do recinto, porém, não discursou.
Ao contrário do que havia ocorrido em outras cidades pelas quais passou nos últimos dias, Yoani não enfrentou protestos ao chegar à Câmara. Ela, contudo, teve de enfrentar um batalhão de jornalistas que a aguardavam na entrada do parlamento. Parlamentares da oposição, entre eles os líderes de PSDB e DEM, também recepcionaram a blogueira.

Comentários