Em primeira visita oficial a Israel, Obama pede paz na Terra Santa

Presidente dos EUA, Barack Obama , entre o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu (à direita) e presidente Shimon Peres (à esquerda) escutam hino nacional noaeroporto de Israel nesta quarta-feira (20) (Foto: AFP PHOTO / JACK GUEZ)

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (20) em Israel que "a paz deve chegar à Terra Santa", pouco depois de chegar ao país em sua primeira viagem oficial como presidente dos Estados Unidos, em uma tentativa de aliviar as tensões com seus anfitriões e definir a política para a Síria e o Irã.
O avião presidencial Air Force One aterrissou pouco depois do meio-dia local no aeroporto de Ben Gurión de Tel Aviv, onde foi recebido sob um sol resplandescente pelo presidente Shimon Peres, pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, e pelo embaixador americano em Israel, Dan Shapiro.
"A paz deve chegar à Terra Santa. Nunca perderemos de vista a paz entre Israel e seus vizinhos" árabes, especialmente palestinos, declarou Obama em um breve discurso.
"Nossa aliança é eterna", afirmou o presidente, ressaltando que os Estados Unidos sentem-se "orgulhosos de serem o principal aliado de Israel". presidente israelense, Shimon Peres, destacou "o apoio inquebrável" de Obama a Israel. 'Em tempos de paz, em tempos de guerra, seu apoio a Israel é inquebrável', disse Peres.

O primeiro-ministro de Israel, por sua vez, agradeceu nesta quarta-feira ao presidente americano "por defender sem ambiguidade o direito de Israel de existir e por ter defendido com coragem este direito perante as Nações Unidas", em referência à oposição de Washington às questões dos palestinos para obter o reconhecimento de seu Estado, ocorridas no ano passado.
Barack Obama deixou o aeroporto de Tel Aviv de helicóptero para ir a Jerusalém, onde se reunirá nesta quarta-feira com Peres, em primeiro lugar, e com Netanyahu, posteriormente, com quem mantém uma relação pessoal notoriamente fria.
Na primeira viagem de seu segundo mandato, o presidente dos Estados Unidos também deve visitar na quinta-feira os Territórios Palestinos, mas com o único objetivo declarado, antes da visita, de escutar, e não de lançar uma iniciativa para a paz.
FONTE//G1.com


Comentários