Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até 10 de maio



A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 10 de maio, informou o Ministério da Saúde. A previsão anterior era que a campanha terminasse nesta sexta-feira (26). O prazo maior é necessário para dar mais tempo para as pessoas se imunizarem. Até agora, a vacinação atingiu mais de 40% do público-alvo de 39,2 milhões de pessoas, número considerado satisfatório, segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
A meta nacional é atingir 80% ou 32 milhões de pessoas do público-alvo. O novo prazo vale para todo o país, mas municípios e estados que tiverem atingido suas metas não precisam adotá-lo, ressaltou Barbosa. Foram distribuídas, neste ano, 43 milhões de doses da vacina para 65 mil postos de saúde. Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas, número equivalente a 86,3% do público-alvo naquele ano. O índice superou a meta prevista, de 80% do público.
O objetivo deste ano é de atingir cerca de 80% do público-alvo da ação, que inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, indígenas, presidiários e profissionais de saúde. Doentes crônicos e mulheres no período até 45 dias depois do parto também devem receber  a vacina

Comentários