Willem-Alexander, de príncipe pils' a rei da Holanda


O novo rei da Holanda, Willem-Alexander, foi considerado durante a sua juventude um amante da noite e da cerveja, mas mostrou que está pronto para ser monarca.
Nascido no dia 27 de abril de 1967, é o primeiro monarca do sexo masculino após uma dinastia de três mulheres que se prolongou por mais de cem anos."Estou convencido da capacidade de reinar de Willem-Alexander. Ele está muito preparado e tem vasta experiência internacional", afirmou Fred De Graaf, presidente do Senado na Holanda.
Em sua juventude precisou enfrentar a depressão de seu pai, o príncipe Claus, e a severidade e as exigências de sua mãe, que nesta terça-feira voltou a ser Princesa da Holanda depois de ter abdicado ao trono.
Detestava a imprensa, atacada por ele várias vezes, e não entendia por que deveria estar constantemente sob os holofotes.
Para afastá-lo dessa pressão, seus pais o enviaram ao Atlantic College, de Llantwit Major, em Gales (Reino Unido).
Mas, ao que parece, nessa época o jovem príncipe estava mais interessado em beber cerveja do que em estudar.
Por isso recebeu o apelido de "Príncipe pils", devido aos litros de cerveja que tomava enquanto estudava na Universidade de Leiden (oeste da Holanda).
Segundo o ex-primeiro-ministro Ruud Lubbers, até mesmo a família real chegou a duvidar das aptidões de Willem-Alexander para reinar em uma das monarquias mais ricas e queridas da Europa.
G1.com

Comentários