Programa Ciência Sem Fronteiras abre novas inscrições em outubro

A presidente Dilma Rousseff falou na manhã desta segunda-feira (30) em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta sobre as novas vagas que serão abertas em outubro para o programa Ciência Sem Fronteiras, que dá bolsas para jovens brasileiros estudarem no exterior.
Segundo Dilma, serão ofertadas bolsas de estudo em 17 países nas áreas de engenharias, medicina, ciências biomédicas, da computação, tecnológicas, ciências agrárias, química, física, biologia e matemática. "São aquelas [áreas] nas quais o país mais precisa para seu desenvolvimento científico e tecnológico, e para gerar inovação", disse Dilma.
Segundo ela, o programa Ciência Sem Fronteiras já concedeu mais de 53 mil bolsas de estudo no exterior. Destes, 14 mil já voltaram para o Brasil.
"[Eles] são fundamentais para aumentar a produtividade e tornar a nossa economia cada vez mais competitiva. Quando esses jovens voltam às suas universidades, no Brasil, trazem novas ideias e experiências e, assim, agregam contribuição para a modernização do ensino e da pesquisa aqui no Brasil.", disse Dilma.
Os principais países de destino são: Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Alemanha e Coreia do Sul. Para ajudar na aprendizagem dos idiomas, o governo federal dá curso de línguas de seis meses no país de destino. "Assim, quando as aulas começarem, o jovem já estará com o inglês, ou francês, ou alemão na ponta de língua", falou a presidente. Na Coreia do Sul, o curso é em inglês.
Fonte: G1.com

Comentários