Prefeitura de Touros-RN adere ao REDESIM RN


Simplificação e automação no processo de abertura, alteração e baixa de empresas, são as novidades do novo sistema.
O Consultor na área de políticas públicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, João Batista, realizou, na manhã da última  segunda-feira (24), na Prefeitura Municipal de Touros, explanação sobre a implantação da Rede de Integração Estadual – REDESIM RN. Estiveram presentes o Prefeito Ney Leite, Secretário de Finanças, Gildenes Santos; Secretária de Saúde, Veruska Fonseca; Secretária de Turismo, Lenira Barros; Secretário de Agricultura, Erivaldo Silva; Secretário de Administração, Pedro Xavier; Chefe de Gabinete, Miralice Leite, além do Secretário de Tributação, Joermeson Sá, juntamente com servidores da Secretaria.

A REDESIM RN tem por finalidade a simplificação e automação na criação, alteração e baixa de empresas, podendo todo o processo ser acompanhado pelo empreendedor, bem como pelos diversos órgãos envolvidos na abertura de novos empreendimentos.

O projeto tem origem na Lei Federal nº11. 598/2007, e já foi implantado nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas, Amapá, Paraíba e Alagoas. No Rio Grande do Norte teve a sua implantação a partir de 2013, totalizando atualmente 54 municípios.

Em média um empreendedor leva de 90 a 120 dias para a abertura de uma empresa. A partir da REDESIM RN o tempo de abertura cai para 05 dias. 
A partir da adesão do município, ocorre o treinamento com a equipe de servidores da prefeitura, por parte da Vox Consultoria, idealizadora do programa.“O projeto permitirá a criação, alteração e baixa de empresas dentro do próprio município, evitando o deslocamento do empreendedor, diversas vezes à capital, para viabilizar a abertura de uma empresa”, explicou João Batista.
No Rio Grande do Norte são parceiros na implantação do projeto, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Junta Comercial do Estado do RN – JUCERN, Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/RN.

Crédito das Fotos: Francisco de Assis

Comentários